Noticías

Hospital Cajuru encerra Maio Amarelo com ciclo de palestras

HC_MaioAmarelo-Webcard

Para encerrar o Maio Amarelo, mês de conscientização sobre violência no trânsito, o Hospital Universitário Cajuru (HUC) promove na próxima segunda-feira (29) uma rodada de palestras para alertar a sociedade sobre segurança no trânsito e sensibilizar os participantes em relação ao crescente número de mortes ligadas a acidentes em vias urbanas e estradas. O evento é aberto ao público e será na PUCPR, das 8h30 às 12 horas.

O Hospital Cajuru é referência em traumatologia em Curitiba, para onde o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) encaminha 24,4% das vítimas de acidentes de trânsito da capital e região. Atualmente, cerca de 15% dos atendimentos de emergência do hospital estão relacionados a atropelamentos e acidentes envolvendo bicicletas, motos, automóveis e veículos de grande porte. Até abril deste ano, 2.526 vítimas do trânsito foram atendidas no Cajuru – média de 21 novos pacientes por dia –, sendo que 51,5% dos atendimentos envolve motociclistas ou seus passageiros.

Entre os temas abordados nas exposições estão os traumas e sequelas físicos e psicológicos derivados dos acidentes, que trazem sérias consequências para a vida do acidentado – seja por invalidez ou por outras limitações. “Quase 30% dos pacientes atendidos com traumatismos múltiplos ficam com sequelas graves. Essas pessoas podem passar a viver em cadeira de rodas, depender de traqueostomia para respirar, ficar incapacitados para o trabalho, ter de conviver com problemas neurológicos. Isso sem falar no estresse pós-traumático, que também acarreta em diferentes problemas psicológicos”, afirma o diretor técnico do HUC, Juliano Gasparetto, um dos palestrantes do evento.

Representando o Instituto Paz no Trânsito (IPTran), a deputada federal Christiane Yared também estará presente no evento para falar sobre educação para o trânsito, uma forma de conscientizar as pessoas sobre os cuidados e o papel que cada pessoa tem no trânsito. Outros temas do evento são: prevenção de acidentes nas rodovias, Movimento Salvando Vidas e identificação de situações de urgência e emergência no trânsito.

Serviço
Evento: “Maio Amarelo: sua escolha faz a diferença no trânsito”
Data: 29/05/2017
Horário: 8h30 às 12h00
Local: Auditório Newman (anexo à Biblioteca da PUCPR), Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho
Inscrição: aberto ao público

Programação
8h30 – Edenilson Machado (Coordenadoria de Sustentabilidade Ecovia): “Acidentes nas rodovias, como evitar?”
9h15 – Christiane Yared (Instituto Paz no Trânsito – IPTran): “Educação para o trânsito, conscientização para a vida”
10h00 – Dr. Eduardo M. Novak (Hospital Cajuru): “Traumas causados por acidentes de trânsito”
10h40 – Mauro Gil (Observatório Nacional de Segurança Viária): “Movimento Salvando Vidas”
11h30 – Dr. José Fernando Rodriguez e Dr. Juliano Gasparetto (Hospital Cajuru): “Situações de urgência e emergência”


Compartilhe!