História

O Hospital Universitário Cajuru (HUC) foi inaugurado em 1.958 e pertenceu a União dos Ferroviários até 1.977, quando foi adquirido pela Associação Paranaense de Cultura. Presta serviços em múltiplas especialidades, sendo referência no atendimento ao trauma, em urgências e emergências cirúrgicas. Primeiro e maior hospital Pronto-Socorro do Paraná, tem como expertises os procedimentos cirúrgicos nas áreas de cirurgia geral e do trauma, cirurgia ortopédica e neurológica, além de ser campo de estágio para os cursos da Escola de Medicina e Escola de Saúde e Biociências da PUCPR.
Em janeiro de 1985, o Hospital Universitário Cajuru, inicia de forma pioneira seu primeiro Programa de Residência Médica na área de Cirurgia Geral e Trauma. Neste mesmo ano, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões outorga o Serviço de Cirurgia Geral e Trauma como o primeiro serviço cirúrgico reconhecido do estado do Paraná. Nos anos de 1985 a 1992 esta era a única residência médica do hospital.
Em 1992 o Ministério de Educação autorizada de forma provisória os Programas de Residências de Cirurgia Geral e Clínica Médica. No ano de 1993 o Ministério da Educação homologa estas residências e defere o título de Hospital de Ensino para instituição, através de portaria ministerial.
No ano de 1994 foi implantado o primeiro programa Strictu Sensu da PUCPR em Saúde, o mestrado em Cirurgia do Trauma. A constante sintonia da Universidade com o Hospital Universitário Cajuru, consolidou o compromisso do mesmo como centro formador de recursos humanos altamente qualificados para o atendimento da saúde. No ano de 1999 passou a integrar o grupo hospitalar Aliança Saúde PUCPR/ISCMC que somava, na ocasião, quase 1.000 leitos hospitalares.
Em novembro de 2005, o HUC firmou compromisso estratégico com o SUS, de cumprimento de metas assistenciais, de gestão, de controle de custos, humanização, de ensino e pesquisa, denominada “Contratualização dos Hospitais de Ensino”.
Em 2006 foi credenciado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Ortopedia, Traumatologia e Unidade de Transplante Renal. Foi recomendado pelos gestores Estadual e Municipal de Saúde como Serviço de Alta Complexidade em Cirurgia Vascular e Centro de Referência em Alta Complexidade Neurológica e Neurocirúrgica, incluindo procedimentos de investigação e cirurgia da epilepsia.
Atualmente o Hospital Universitário Cajuru faz parte da Área de Saúde do Grupo Marista, orientado por princípios éticos, cristãos e maristas, tem por missão a excelência na prestação de serviços à comunidade e contínuo desenvolvimento do ensino e da pesquisa.


Compartilhe!