Curso de Atualização

Curso de Bioética Clínica e Humanização para Médicos Residentes e Especializandos da Área de Saúde do Grupo Marista

Objetivo: Proporcionar espaços para a formação e discussão de temas ligados à Bioética Clínica e à Humanização.

Público Alvo:
Médicos Residentes e Especializandos do 1º ano dos Cursos de Residência e Especialização Médica dos Hospitais da Aliança Saúde.

Carga Horária:
20 horas

Metodologia:
Palestras expositivas seguidas de análise de casos práticos

Ementa:
1.     O Novo Código de Ética Médica – dos princípios fundamentais as disposições gerais: Conceito de Ética Profissional, alterações entre o Código de Ética Médica de 1988 e o de 2010, Principais fundamentos do atual Código de Ética Médica, Casos Clínicos polêmicos e a ética médica.
2.      Fundamentos de Bioética Clinica: Definição de Bioética Clínica, a diferença entre Deontologia e Bioética, metodologia da Bioética Clínica, Temas gerais de bioética clínica.
3.      Bioética e Análise de Casos Clínicos controversos: Análise de casos clínicos controversos (da literatura e da realidade) a partir da metodologia principialista.
4.      O Consentimento Livre e Esclarecido na prática clínica: Histórico e definição do Consentimento Livre e Esclarecido, Implicações éticas do Consentimento Livre Esclarecido, Proteção legal X exercício de autonomia.
5.    Bioética e a Pesquisa Clínica: Histórico da pesquisa clínica, Declaração de Helsinque, Conflito de interesse, Duplo standard, Casos de infração ética em pesquisa clínica.
6.    Comunicação em saúde: como comunicar diagnósticos e prognósticos: O que é comunicação, tipos de comunicação, a comunicação na área da saúde, casos clássicos de ruídos da comunicação hospitalar.
7.    Relação Médico, paciente/familiar: A mudança de paradigma na relação médico paciente/familiar, Modelos de relação médico, paciente e familiar, Conflitos entre os princípios de autonomia e beneficência.
8.    A Multidisciplinaridade das ciências da Saúde: A mudança de paradigma nas ciências das saúde, conceituação de multidisciplinariedade, apresentação de áreas da saúde que já necessitam atuar multidisciplinarmente.
9.    Cuidados Paliativos – definições e princípios: O que são Cuidados Paliativos, Princípios da Paliação, mitos e verdades sobre os cuidados paliativos.
10.    Bioética e Tanatologia: Conceito de morte, perda e luto, as diversas faces do processo de morte, postura profissional X sofrimento.

Programação:


Compartilhe!